O Dia Mundial das Zonas Húmidas assinala um tratado (Convenção de Ramsar) assinado por 169 países que visa promover uma gestão racional e sustentável destas regiões.
Entende-se como Zonas Húmidas pântanos, charcos, lagoas, águas subterrâneas, zonas que podem ter água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada e que podem estar secas durante uma parte do ano, mas o período em que se encontram inundadas é suficiente para manter o ecossistema vivo.
Portugal ratificou esta Convenção em 1980 e tem 31 Zonas Húmidas de Importância Internacional classificadas ao abrigo deste tratado, assinaladas como Sítios Ramsar.
A Norte, temos assinaladas as Lagoas de Bertiandos e de S. Pedro dos Arcos, em Ponte de Lima.
A Vipur Água Viva destaca a importância vital destas áreas para a disponibilização de água potável, contribuindo para o fornecimento e qualidade da água doce. Hoje em dia usamos mais água doce do que a Natureza pode repor e estamos a destruir os ecossistemas dos quais a água e toda a vida dependem – as zonas húmidas. Este dia serve como um alerta para as ameaças que enfrentam estes habitats.
As Zonas Húmidas são ecossistemas ricos e complexos que são essenciais à vida na Terra: promovem a filtragem das águas, fornecem água potável, garantem alimento a muitas espécies locais e protegem a biodiversidade.
Ao abrigar e alimentar a fauna local, como por exemplo águias que se alimentam dos peixes destes charcos, são um importante habitat para a preservação de muitas espécies em estado crítico de conservação.
Estas zonas são ainda uma peça-chave para atenuar os efeitos das alterações climáticas.
Fale connosco!
Deixe-nos os seus dados e entraremos em contacto!
*campos obrigatórios