VIPUR aposta na motivação e liderança dos seus colaboradores com Rui Gomes
A motivação nas equipas muito tem sido debatida e estudada, no sentido de se tentar encontrar a fórmula mágica, que todos os alquimistas na área da gestão de pessoas ou de recursos humanos pudessem aplicar de forma completamente eficaz e estimular a performance nas equipas.
A motivação é intrínseca, no entanto não pode ser eterna, tendo de ser desenvolvida com estímulos externos e constantes. Para tal, existe uma necessidade crónica de encontrar soluções e melhorias para os colaboradores das empresas de forma a aumentarem as suas capacidades. Uma delas é a liderança. A VIPUR aposta no aumento do grau de responsabilidade pessoal, social e interpessoal dos seus colaboradores a fim de os afinar enquanto líderes do seu quotidiano.
Ainda assim, no que tange à motivação, nada de inovador, salvo que a motivação é intrínseca e não a iremos fazer perdurar no tempo com estímulos externos. Aumentou o nosso grau de responsabilidade pessoal e interpessoal, enquanto líderes. Cada vez mais a comunicação e visão, sempre no mesmo tom e de forma linear, tornam-se pilares basilares para o sucesso das diferentes equipas.
Já Paul Hersey e Kenneth Blanchard apresentam o modelo da liderança situacional. É um modelo bastante interessante e profícuo nos tempos atuais. Assenta na consideração do nível de maturidade das equipas para definir o comportamento ideal para o líder e cada situação. Crescem, assim, líderes empáticos, mutáveis, adaptados e sempre disponíveis para liderar e motivar em todas as situações, mesmo em situações de crise. Na VIPUR somos o princípio da mudança que queremos ver acontecer à nossa volta.
Liderar eficazmente e motivar de forma correta é complexo.
Motivar, liderar, ser motivado e ser bem liderado são pressupostos essenciais no alcance do sucesso das organizações. Ninguém nasce líder ou aplica a mesma forma a motivar. As funções de cada trabalhador estão interligadas aos demais colegas e equipas. Assim sendo, as relações de interdependência alagaram-se e são diversificadas. O trabalho em equipa é mais do que um conjunto de pessoas em interação funcional, sendo necessário rentabilizar as sinergias daí resultantes e ultrapassar as entropias que surgem.
A VIPUR conta agora com o apoio de Rui Gomes, Coach Internacional credenciado pela International Coaching Federation. Com experiência fora de portas, tem criado um currículo impressionante, trabalhando com empresas publicas e privadas, municípios, clubes de futebol e diversos tipos de indústrias, do turismo às tecnologias da informação.
Com o Rui Gomes a VIPUR consegue, assim, explorar ainda mais as potencialidades dos nossos colaboradores, dissipar as suas fraquezas e melhorar a sua motivação, dando-lhes hipóteses de liderar todos os dias e ir ainda mais longe. São condições essenciais para um substancial aumento da produtividade, interação entre equipas e cultura empresarial que queremos continuar a fomentar e a apostar.



