UE quer que seja oferecida água da torneira em restaurantes e cantinas
Os restaurantes, bares e cantinas poderão ter que oferecer água, sem qualquer custo, dentro da União Europeia. Segundo avança o Observador, citando o jornal El Español, esta medida está enquadrada na norma comunitária para melhorar a qualidade e o acesso a água potável, tendo sido aprovada na terça-feira pelos ministros do Ambiente de todos os 28 estados-membros.
A redução da água engarrafa e do plástico é um dos grandes motivos para a criação desta norma, incentivando a utilização da água da torneira e aumentando a sua disponibilidade em edifícios públicos.
Sendo uma reivindicação da Right2Water e terá que ser negociada entre o Parlamento Europeu e respetivos governos. Esta iniciativa está, também, ligada a uma criação de limites para substâncias potencialmente nocivas, como é o caso do chumbo e bactérias como a legionella.
A VIPUR tem soluções e serviços e produtos (pode ver abaixo) para que a água da torneira tenha ainda mais qualidade, precavendo problemas de saúde para os consumidores.