A menopausa é um processo natural na vida da mulher que acontece, normalmente, entre os 45 e os 55 anos. É causada pela alteração do equilíbrio das hormonas sexuais e surge quando a produção de estrogénios e de outras hormonas diminui e quando deixa de haver menstruação.
Com as alterações hormonais, a mulher fica, assim, mais propícia a desenvolver algumas doenças. Conheça algumas delas e veja como a Água Hidrogenada pode ajudar a preveni-las.
Doenças Cardiovasculares
É a principal causa de morte das mulheres portuguesas. Com o envelhecimento e a diminuição de estrogénio após a menopausa, as mulheres têm uma maior probabilidade de desenvolver Doenças Cardiovasculares devido aos níveis elevados de lipoproteínas de baixa densidade, conhecidas como “mau colesterol”, e a diminuição do “bom colesterol”.
Os níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura que o organismo usa para armazenar energia para os nossos músculos, também tendem a aumentar.
Perda de Memória
Dois terços das mulheres que estão a entrar na menopausa apresentam queixas de memória ou dificuldades de concentração. Muitas vezes a falta de memória está relacionada com a falta de sono, ansiedade, depressão, muito frequentes nesta fase da vida da mulher. Isto acontece provavelmente pela queda da progesterona, que estimula a respiração.
Ossos
O estrogénio ajuda a preservar os ossos e previne possíveis fraturas. No entanto, com a menopausa a nossa densidade óssea diminui, o que origina muitas vezes dores fortes nas articulações e o aparecimento das doenças reumáticas (osteoporose, artrose, artrite reumatoide…).
Durante os primeiros cinco anos após a menopausa, a densidade óssea diminui rapidamente. No caso da Osteoporose, nas mulheres de 60 ou mais anos, cerca de 35% poderão sofrer fratura vertebral – a manifestação mais comum e das mais precoces – e 18% fratura da anca, a complicação mais grave e diretamente relacionada com densidade mineral óssea.
A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DA ÁGUA HIDROGENADA CONTRA AS DOENÇAS NA MENOPAUSA
A Água Hidrogenada tem um poder antioxidante capaz de combater os efeitos de oxidação do nosso organismo. Essa oxidação deve-se ao facto de parte do oxigénio que respiramos se transformar em oxigénio reativo (radical livre), o principal responsável pelo envelhecimento e o aparecimento de muitas doenças.