A água da torneira é cerca de 98% segura. Entenda o que isso significa: há um a dois incumprimentos em cada 100 análises à água da torneira. Saiba que tipo de incumprimentos são mais comuns e em que podem comprometer a qualidade da água que bebe.
Segundo o relatório da qualidade da água da torneira no Portal Português do Estado do Ambiente (REA), as bactérias coliformes, o pH, o alumínio, o ferro e o manganês são responsáveis por 89% dos incumprimentos ocorridos no que respeita aos indicadores regulamentados e por 77% de todos os incumprimentos na qualidade da água da rede pública.
O que são bactérias coliformes?
Geralmente, existem duas categorias de bactérias coliformes que são encontradas na água: coliformes totais e termotolerantes. Os coliformes totais são encontrados naturalmente no meio ambiente e por si só não implicam que a água esteja comprometida, mas pode indicar a presença de bactérias potencialmente patogénicas. Os coliformes termotolerantes são de origem fecal, presentes especificamente no intestino e nas fezes de animais de sangue quente e são considerados uma indicação mais precisa de contaminação fecal de animais e humanos.
A bactéria E. coli é a principal espécie do grupo dos coliformes termotolerantes e é considerada o indicador mais alarmante de poluição fecal.
O alumínio está presente naturalmente na água, mas pode receber uma adição na forma solúvel, como sulfato de alumínio, nos processos de tratamento de água. O sulfato é utilizado para tornar a água mais límpida, eliminando certas partículas.
Atualmente, existe uma orientação da OMS – Organização Mundial da Saúde – que estabelece como concentração máxima de alumínio total na água potável 0,2 miligramas por litro (mg/l). Esta concentração foi proposta, principalmente, por critérios de aspeto e gosto da água e não por critérios relacionados à saúde.
Os iões de ferro e manganês podem conferir cor e sabor à água. Além disso, propiciam incrustações, manchas em roupas e utensílios sanitários.
Em canalizações e sistemas de redes de distribuição, a presença de ferro pode causar contaminação da água a partir de bactérias ferruginosas.
No que diz respeito às causas associadas aos incumprimentos ocorridos na torneira do consumidor em 2020, 48,1% destas estão associadas a problemas de qualidade da água bruta (isto é, na origem), 20,3% a falhas no tratamento da água, 5,6% a problemas na distribuição, 5,2% a contaminação da água pela rede predial e 19% a outras causas. Em 1,8% dos incumprimentos a causa é desconhecida ou inconclusiva.
A água potável viaja por quilómetros desde a estação de tratamento até à torneira de sua casa… Pela sua saúde, não facilite! Garanta que a sua água é 100% segura!
Teste a sua água!
Deixe-nos os seus dados e entraremos em contacto!
*campos obrigatórios