Se a situação era preocupante, a elevada procura pelos equipamentos de proteção, devido à pandemia da Covid-19, fez aumentar por todo o mundo a produção de artigos fabricados com plástico, entre os quais máscaras cirúrgicas, luvas e sacos para as vítimas mortais. Será que este aumento da produção de plástico fez aumentar a poluição dos oceanos?
Infelizmente, sim! A poluição dos oceanos, provocada pelos equipamentos de proteção, apresenta muitos riscos para a vida marinha. “Tal como acontece com os sacos de plástico, as tartarugas podem confundir as luvas com alforrecas ou outros alimentos. E as alças das máscaras podem fazer com que animais fiquem lá presos”, explicou à CNN, John Hocevar, um dos diretores da organização Greenpeace, nos Estados Unidos.
De acordo com o relatório da Ocean Conservancy sobre a sua limpeza anual de praias em 2019, as embalagens de alimentos estão no topo da lista, com mais de 4.7 milhões de embalagens individuais recolhidas. A lista inclui garrafas e tampas, palhinhas, copos, recipientes para take-away e sacos de plástico.
“O primeiro lugar que as embalagens de alimentos assumiram serve apenas para destacar a produção insustentável de embalagens descartáveis deste género”, explica Nicholas Mallos, diretor da Ocean Conservancy Trash Free Seas.
Para complicar, muitas destas embalagens de alimentos não são recicladas pelas pessoas ou não podem sequer ser recicladas. Algo que Nicholas Mallos diz acontecer devido a “grandes insuficiências” na gestão de resíduos de plástico na maioria das comunidades de todo o mundo.
Em 2050, estima-se que possa haver mais plástico do que peixes nos oceanos.
No Dia Europeu do Mar pretende-se destacar a importância da preservação ambiental e da biodiversidade dos mares, que representam 70% da extensão da Terra e que alimentam mil milhões de pessoas.
Este dia foi criado através da Declaração Tripartida Comum (da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu) que estabelece o Dia Europeu do Mar, a 20 de maio de 2008.
De 20 a 21 de maio, realiza-se a Conferência anual do Dia Europeu do Mar.
Na VIPUR, na nossa casa, apostamos na sustentabilidade do nosso planeta. Todos os nossos produtos são pensados para reduzir o plástico na casa dos portugueses!